Arquivo Escolar            
 


Sobre o Arquivo

Visão Geral

O Arquivo Escolar é uma plataforma aberta para partilha de materiais educativos. É uma plataforma onde professores de todas as universidades podem disponibilizar de forma desinteressada, caso queiram, os cursos e apontamentos que preparam para as suas aulas.

Acreditamos que estes textos universitários informais, mesmo que não publicados sob a forma tradicional de um livro, são recursos educativos valiosos que merecem ser preservados e divulgados. Acreditamos que muitas destas sebentas e apostilas em Português serão úteis noutras universidades, noutros países e noutros continentes.

Motivação para o Arquivo

Atualmente milhares de professores do ensino superior preparam sebentas, apostilas e cursos escritos que utilizam como manuais para as suas disciplinas. Estes cursos, todavia, ou não estão disponíveis online, ou estão dispersos por milhares de páginas pessoais e websites de diferentes universidades. Este método de arquivamento disperso é extremamente ineficiente e, para um utilizador remoto, é difícil saber onde procurar. Em consequência, estes textos valiosos acabam por ser pouco conhecidos fora da instituição onde são produzidos.

E contudo, se fossem divulgados, estes recursos poderiam ser extremamente úteis noutras regiões! Sobretudo em África, mas em menor grau também nos outros continentes, o acesso a textos científicos de nível universitário é dificultado por várias barreiras, entre as quais:

  • a oferta de livros técnicos é reduzida e decresce rapidamente com a especialização;
  • o preço dos livros é altíssimo quando medido pelo poder de compra dos alunos e professores;
  • a percentagem da população estudantil apta a aprender por um livro em Inglês, ou noutra língua estrangeira, é muitas vezes reduzida.

É pois importante ter cursos técnicos em Português e, em particular, é importante divulgar todo o material disperso já existente!

Objetivos do Projeto

O objetivo do Arquivo Escolar é criar um arquivo central, de livre acesso e busca fácil, que torne estes recursos educativos mais acessíveis em toda a parte. Queremos oferecer uma plataforma aberta onde os autores, se assim o desejarem, possam disponibilizar os seus textos para audiências maiores e mais longínquas. Ao fim e ao cabo, pretendemos construir um banco de textos universitários em Português para ser utilizado facilmente e sem custos por alunos e professores de toda a CPLP.

O plano do Arquivo é começar apenas com a disciplina nuclear de Matemática e, se o projecto correr bem, estender posteriormente a plataforma a outras disciplinas.

Enquadramento da Organização e Agradecimentos

O Arquivo Escolar é um projeto independente e sem fins lucrativos. É um projeto nascido no seio da comunidade académica, aberto a contribuições de todos os seus membros, e desenvolvido para benefício de alunos e professores da CPLP.

O arranque da plataforma contou com o apoio técnico e científico de um pequeno número de instituições, nomeadas abaixo, a quem agradecemos o empenho desinteressado. A participação no desenvolvimento do Arquivo permanecerá aberta a outras instituições que se queiram associar.

Agradecimentos e Apoios

O alojamento técnico do Arquivo é assegurado pela Universidade do Porto.

Painel de Acompanhamento

O acompanhamento científico das diversas áreas da Matemática é assegurado por:

  • Carlos Eduardo Ferreira  
  • (USP, Brasil)
  • Flávio Ulhoa Coelho
  • (USP, Brasil)
  • Miguel Abreu
  • (IST, Portugal)
  • Milton Lopes Filho
  • (UNICAMP, Brasil)
  • Paula Brito
  • (U. Porto, Portugal)
  • Paulus Gerdes
  • (U. Pedagógica, Moçambique)
  • Waldyr Oliva
  • (IST, Portugal)

Outros Pontos

1. Porquê começar só com a disciplina de Matemática?

Para poder testar, desenvolver e melhorar o modo de funcionamento da plataforma a uma escala tratável. Uma vez afinados os mecanismos, será mais fácil alargar o Arquivo a outras disciplinas. Para ponto de partida escolheu-se a Matemática porque:

  • é uma disciplina nuclear e importante para todas as outras ciências;
  • é uma disciplina internacional e ensinada de forma semelhante nos vários países de língua portuguesa;

2. Quem é responsável pelo conteúdo e qualidade dos cursos?

Os respetivos autores. Os moderadores do Arquivo Escolar fazem alguma seleção e monotorização dos textos submetidos; contudo, não participam na sua redação nem verificam todos os pormenores do seu conteúdo. Assim o crédito e a responsabilidade pelo conteúdo de cada texto pertencem apenas aos seus autores.

Se você é um docente em busca de material para as suas aulas, não deixe pois de comparar de antemão os vários cursos disponíveis no Arquivo. Todos terão abordagens pedagógicas e qualidade de exposição diferentes. Se algum curso o satisfizer e lhe parecer apropriado, recomende-o então aos seus alunos. De igual forma, se você é estudante, recomendamos vivamente que peça a um professor da área para lhe indicar os cursos do Arquivo com abordagem e qualidade mais adequados aos seus estudos.